Na quinta-feira, 19/12, a partir das 14h, será inaugurado o memorial em homenagem aos estudantes da UFRJ mortos e desaparecidos durante a ditadura militar no Brasil, que ocorreu entre 1964 e 1985. O totem projetado pela Escola de Belas Artes (EBA) está localizado em frente ao Restaurante Universitário (RU) Edson Luís, na Av. Carlos Chagas Filho, s/n, Cidade Universitária, Ilha do Fundão.

O nome do RU Central homenageia o estudante secundarista Edson Luís Lima Souto, morto por policiais militares, no dia 28/3/1968, durante a preparação de um ato contra as condições precárias do restaurante Calabouço, que servia refeições a preços populares para alunos da rede pública.

 

No dia 13 de dezembro de 1968 foi assinado o AI-5, que marcou o início do capítulo mais sangrento da ditadura civil-militar no Brasil, com inúmeras pessoas presas, torturadas e desaparecidas.

56 anos depois ato político-cultural AI-5 NUNCA MAIS foi realizado no antigo DOPS-RJ para lembrar as vítimas da violência do Estado daquela época e aquelas que continuam sendo atingidas nos dias de hoje pelas ações violentas das forças repressivas nas comunidades periféricas e nas delegacias policiais.

 

A Polícia Federal prendeu, na manhã deste sábado (14), o ex-ministro da Defesa e general Walter Braga Netto. Ele é um dos alvos do inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado no país após as eleições de 2022. Ele estaria atrapalhando as investigações, na livre produção de prova durante a instrução do processo penal. 

Braga Netto foi preso no Rio de Janeiro. A PF realiza buscas na casa do general, em Copacabana.

Os mandados de prisão preventiva, busca e apreensão foram expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF).

Braga Netto será entregue ao Comando Militar do Leste e ficará sob custódia do Exército.

O general foi candidato a vice-presidente em 2022 na chapa com Jair Bolsonaro. Antes, ocupou os cargos de ministros da Casa Civil e da Defesa. Em 2018, comandou a intervenção federal na segurança do estado do Rio de Janeiro.

Foto: Marcos Corrêa / EBC

*Por Agência Brasil