Com Agência Senado e Agência Câmara de Notícias

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) deve votar o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 (PLN 26/24) no dia 19 de março, quarta-feira da próxima semana.
Segundo a assessoria do colegiado, a data é fruto de um acordo entre o presidente da CMO, deputado Júlio Arcoverde (PP-PI), e o relator do PLN 26/2024, senador Angelo Coronel (PSD-BA).
Já a leitura do relatório final de Coronel está prevista para 18 de março. Ele deve iniciar a leitura do relatório e abrir o prazo para a apresentação de destaques (mudanças) ao texto.
A votação do parecer final fica então para a quarta-feira, 19, e se houver acordo, o texto pode ser analisado em sessão conjunta pelos plenários da Câmara e do Senado no mesmo dia. O agendamento da sessão em plenário será feito pelo presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP).
Se esse calendário for cumprido o texto estará na presidência da República no dia seguinte para sanção presidencial e publicação da Lei Orçamentária de 2025.

Demora
A proposta orçamentária de 2025 deveria ter sido votada em dezembro, mas um impasse em torno das emendas parlamentares afetou o cronograma. Uma série de decisões do Supremo Tribunal Federa (STF) limitou o pagamento das emendas até que fossem estabelecidas regras de transparência e rastreabilidade dos recursos. Assim, houve parte de parlamentares da oposição,
O problema foi contornado no final de fevereiro, quando o ministro Flávio Dino, do STF, homologou um plano de trabalho apresentado pelo Senado em conjunto com a Câmara dos Deputados e o Poder Executivo. O programa prevê medidas para aumentar a transparência e a rastreabilidade na execução das emendas parlamentares.

Depois de décadas atuando no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), o professor Julio Scharfstein foi homenageado no início do ano acadêmico ao se preparar para viver sua aposentadoria. Ele reuniu estudantes, colaboradores, funcionários e amigos da comunidade científica a participar de uma confraternização no Anfiteatro Hertha Meyer do IBCCF, na terça-feira, dia 11 de março no evento que levou o nome de “Ainda estamos aqui”. Foram 50 anos de produção científica, 46 dos quais realizados na UFRJ. As descobertas do seu grupo iluminaram o entendimento sobre áreas estratégicas do conhecimento científico. O coordenador de Esportes do Sintufrj, Waldir Dias de Oliveira, o Lalá, contemporâneo do professor Scharfstein, e com uma história de décadas no Instituto de Biofísica, participou da homenagem ao docente.

O PROFESSOR Julio Scharfstein ao lado de Waldir Lalá: contemporâneos a serviço do Instituto de Biofísica Carlos Chagas

No Dia Nacional de Luta pela aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), 11 de março, os servidores públicos federais do Rio, principalmente técnico-administrativos das universidades,realizaram protesto unificado com manifestação no pátio externo da Igreja da Candelária e passeata até a Praça Mário Lago.  O Sintufrj e sua categoria marcaram presença no ato com a participação de importante número de trabalhadoras e trabalhadores.

“Estamos aqui nas ruas pela aprovação da LOA e para pressionar ogoverno a cumprir integralmente o acordo de greve e honre com responsabilidade o compromisso assumido com os trabalhadores públicos’, declarou o coordenador-geral do Sintufrj, Esteban Crescente.

Houve panfletagem de documento oficial produzido pelo Fórum dos Servidores Públicos Federais do Rio e falas direcionadas à população  de representações estudantis, de dirigentes dos sindicatos de servidores, de professores federais e de dirigentes de movimentos sociais populares ao longo da passeata  iniciada no fim da tarde  na Candelária e finalizada no início da noite na Praça Mário Lago.