O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) precisa de sangue. Com apenas 280 doadores mensais – a necessidade é de pelo menos 450 doadores – o hospital entra para a campanha Junho Vermelho. Neste 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Nesta terça, às 9 h, haverá um ato nas escadarias do CCS.  A iniciativa da campanha no HUCFF é da Coordenação de Políticas Institucionais (CPI) em parceria com o Serviço de Hemoterapia, do grupo Sangue da UFRJ, projetos de extensão, ligas e diversos outros grupos de alunos da UFRJ.

A ação é para chamar a atenção sobre a importância de doar sangue. O grupo Sangue da UFRJ reúne alunos que buscam conscientizar a comunidade universitária quanto a doação de sangue.

Além da informação, o grupo fará abordagem pelo campus da UFRJ nos dias 13 e 14 de junho. Pela manhã a Trupe Cabeça Oca (palhaços doutores) fará ação lúdica nos ambulatórios para captação de doadores.

Três entidades que atuam na comunidade universitária na UFRJ – Sintufrj, Adufrj e DCE – se juntaram na organização da caravana que está indo a Brasília participar do #ocupabrasília.

A Caravana Sintufrj, DCE Mario Prata UFRJ e AdUFRJ partiu na manhã desta segunda-feira (13). Estudantes e técnicos se mobilizaram por meio do Sintufrj e DCE, e Adufrj e Sintufrj deram apoio material

No ato político que marcou o embarque dos caravaneiros da UFRJ com destino ao Ocupa Brasília foi dado alerta geral contra as ameaças de golpes do governo neofascista que se sucedem na medida em que fica evidente a derrota de Bolsonaro nas próximas eleições.

“É a batalha de nossas vidas”, disse Esteban Crescente, coordenador-geral do Sintufrj, fazendo referência ao enfrentamento contra o golpismo que fecha sindicatos, elimina lutadores sociais, prende, arrebenta e reprime para manter a exploração.

As intervenções diante do Espaço Cultural do Sintufrj contextualizaram os eventos desta terça-feira, 14, em Brasília. Além da defesa da democracia, a luta contra os cortes que asfixiam as universidades públicas, contra a proposta de instituir mensalidades nelas e a jornada da campanha salarial em busca da recomposição de 19,99%.

O envolvimento do Sintufrj, DCE e Adufrj na organização da caravana foi enfatizado como atestado de unidade da comunidade universitária em defesa UFRJ.

Cuidados sanitários

A direção do Sintufrj atenta aos cuidados sanitários diante da permanência da pandemia providenciou uma equipe formada de enfermeiros e técnicos de enfermagem para testar servidores e estudantes da caravana. Além do teste, foi exigido cobertura de vacinas (imunização de terceira dose para Covid e Influenza para gripe).