Os cerca de mil delegados que participam do XXIV CONFASUBRA mergulharam nesta sexta-feira (19) – terceiro dia de congresso – no debate de temas apontados pelas teses do encontro. As discussões envolvem desde a conjuntura nacional, com destaque para a ofensiva da extrema direita na vida política do país, até campanha salarial do funcionalismo público; democratização das IPE/HU; valorização dos (as) aposentados (as); reforma estatutária; carreira entre outros pontos relacionados à dignidade dos trabalhadores e a defesa da democracia no país.
Já neste sábado, a plenária final ocupará o tempo dos congressistas reunidos no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília/DF. Participam do Congresso 1043 delegadas e delegados, de 49 entidades de base. O Sintufrj levou ao encontro uma das grandes delegações com mais de 50 delegados, além de observadores. Técnico-administrativos em educação de instituições de todo país estão na capital federal. O XXIV CONFASUBRA se estende até domingo (21) quando será eleita nova direção da federação que enfrenta desafios de um novo ambiente político.
Carreira
O debate sobre a necessidade de reestruturação da do Plano de Carreira dos Cargos TAE- PCCTAE instituído há 18 anos tem sido um dos mais importantes do congresso. O mundo do trabalho mudou e os desafios da rede federal de educação ganharam nova dimensão. As propostas aprovadas serão levadas para discussão na mesa de negociação com o governo federal.
Colaboraram com fotos e informações jornalistas de entidades filiadas à Fasubra que estão em Brasília cobrindo o evento aos quais agradecemos.