O professor Roberto de Andrade Medronho foi nomeado novo reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro para mandato de quatro anos. O decreto é assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra da Educação em exercício Maria Izolda Cela de Arruda Coelho. O documento designa o docente ao cargo a partir de segunda-feira, 3/7, e foi publicado nesta quarta-feira, 28/6, no Diário Oficial da União. A vice-reitora eleita, Cássia Turci, será nomeada pelo novo reitor. (Coordenação de Comunicação da UFRJ)
Na reunião híbrida desta terça-feira, 27, com 40 participantes, o grupo de trabalho sobre Carreira do Sintufrjdiscutiu uma proposta de minuta para regulamentação do Programa de Gestão e Desenvolvimento (PGD) da UFRJ. O texto deverá ser apresentado pela entidade sindical na reunião da Comissão de Acompanhamento de Implantação do PGD no dia 6 de julho.
Essa comissão é formada por membros da Reitoria e das entidades sindicais representativas dos servidores e alunos da UFRJ (Sintufrj, Adufrj e DCE Mário Prata) e tem como tarefa elaborar a norma de regulamentação do PGD, que foi aprovado pelo Conselho Universitário em março, para que o programa possa ser implantado na instituição.
A Pró-Reitoria de Pessoal apresentou na comissão uma proposta de minuta, mas o GT Carreira-Sintufrj decidiu produzir uma contraproposta, porque considerou que a minuta da Administração Central não atendia plenamente aos servidores técnicos-administrativos.
Dinâmica da reunião
A proposta de minuta formulada e apresentada por Agnaldo Fernandes foi discutida pelo GT. Dúvidas foram esclarecidas e destaques ao texto foram feitos. Uma comissão foi constituída para sistematização das contribuições e o resultado deverá ser compartilhado com quem participou da reunião até sexta-feira, 30.
Segundo Agnaldo, uma diferença importante entre a proposta da Reitoria e a que vem se desenhando no GT Carreira-Sintufrj é a horizontalidade da relação entre servidores e chefias na formulação dos planos de trabalho necessários para a adesão ao plano. O PGD UFRJ substituirá o controle de frequência pelo cumprimento de metas. “A proposta apresenta pela Administração Central concentra poder de decisão. Nossa visão destaca o papel fundamental de pactuação no PGD”, explicou o servidor.
O texto final será discutido na reunião do GT Carreira-Sintufrj no dia 3 de julho, das 13h30 às 15h, no formato híbrido. A mudança de dia (O GT se reúne sempre às terças-feiras) foi devido a realização da assembleia da categoria no dia 4 (terça-feira).
Nessa reunião, os subgrupos também apresentarão seus estudos sobre os pontos da Carreira. São eles: Desenvolvimento e Capacitação, Qualificação, Reconhecimento de Saberes e Competências, Estrutura/Cargos (Dimensionamento, Racionalização, Macro cargos) eTabela.
Propostas para
a Carreira
O GT Carreira-Sintufrj tem também como tarefa discutir propostas de reestruturação para o Plano de Carreira e Cargos dos Técnicos-Administrativos em Educação (PCCTAE).
Na volta às reuniões do GT Carreira-Sintufrj às terças-feiras, no dia 11 de julho, serão definidas algumas propostas sobre o PCCTAE para o GT Nacional da Fasubra sobre Carreira. Todas as bases da Federação estão com essa tarefa.
A primeira reunião do GT Nacional sobre Carreira na atual gestão da Fasubra será na quinta-feira, 29 de junho, virtual, portanto, todos os interessados poderão participar. É com as contribuições das bases que a Federação formulará a proposta de reestruturação da Carreira que será discutida na mesa de negociação com o governo.