São quase dois meses de greve e o Sintufrj deu um com licença na luta diária do movimento paredista para que seus lutadores pudessem relaxar. Afinal,m de 11 de março a 10 de maio, nosso tempo de greve até aqui, tivemos entre os dias de luta a celebração do dia do trabalhador.

Assim promovemos um dia de comemoração da luta geral da classe trabalhadora e de nós tecnico-administrativos da UFRJ, no Espaço Cultural do Sintufrj.

Nesta sexta-feira , 10 de maio, que bom que dançamos muito samba ao som do grupo “Tá Ligado”, integrado por companheiros nossos da UFRJ, e relembramos também com muita dança os nossos anos de bailes com o grupo de flashback Get Black.

Nos reenergizamos! Que venha mais luta!

Reunido na manhã/tarde desta sexta-feira (10), o Comando Local de Greve (CLG) definiu a agenda da greve nos próximos dias e a agenda interna a ser negociada com a reitoria da UFRJ.

AGENDA DE GREVE

 

SEG 13/05

 

9h30 – Agitação de Greve. Concentração Entrada Bloco A CT.

15h – Agitação de Greve, entrada do Palacio Universitário.

17h – Posse Neabi na Praia Vermelha

 

TER 14/05

10h – Reunião Base Odontologia. Sede Sintufrj

10h – Agitação de Greve, Entrada FND.

13h30 – Protesto unificado da greve dos trabalhadores da rede federal, Colégio Pedro II Unidade Tijuca.

 

QUA 15/05

9h30 – Assembleia simultânea; Avaliação Conjuntura/Greve, Prestação de Contas Fundo de Greve e Caravana. Inscrição para Caravana.

14h30 -Evento GT-Antirracista sede do Sintufrj. Em referência ao dia da África 25 de maio

 

QUI 16/05

10h – Comando Local de Greve, pauta cenários de contraproposta. Sede Sintufrj

14h – Reunião com Caravaneir@s. Sede Sintufrj

16h – Macaé – Panfletagem para a população, Terminal Central

 

SEX 17/05

 

8h – Concentração Sintufrj Manifestação entrada da Prefeitura Universitária.

9h – Visita de base aos trabalhadores IPPMG

Dom. 19/05

9h Educação em Greve na Praça – Quinta da Boa Vista

 

 

 Pauta interna para negociação na UFRJ.

 

  • Insalubridade Bibliotecas a partir da discussão da recente aprovação de Projeto de Lei, fazer um GT por via de chamada coletiva, convidar a conselheira TAE de biblioteca Gilda.
  • Redução Grau de Insalubridade de trabalhadores IPPMG
  • Possibilidade de permuta nas unidades hospitalares com entrada da Ebserh na gestão.
  • Sobre funcionamento das aulas de Educação Física, prédio de aulas e estrutura do prédio da Belas Artes.
  • Enfrentamento ao Assédio.
  • Solicitar resposta de relatório das atividades da comissão de exames periódicos da PR4.
  • Solicitar esclarecimento à Reitoria sobre o nível de preparação dos projetos orçamentários para obras de manutenção.
  • Solicitar assembleia comunitária sobre situação estrutural.
  • Esclarecimentos cortes de trabalhadores terceirizados nos contratos, situação portaria/vigilância.
  • Indicar ao Sintufrj a criação do GT Combate Assédio.
Reunião de CLG no Espaço Saúde.
Rio, 10/05/24.
Foto de Elisângela Leite
Reunião de CLG no Espaço Saúde.
Rio, 10/05/24.
Foto de Elisângela Leite
Reunião de CLG no Espaço Saúde.
Rio, 10/05/24.
Foto de Elisângela Leite

Na manhã quente e ensolarada de quinta-feira, 2 de maio, em meio às atividades da semana do trabalhador, os depoimentos dos alunos das aulas de natação e hidroginástica do Sintufrj mostram os resultados da iniciativa da entidade que, além de instrumento de organização da luta da categoria, também se dedica à promoção de saúde e qualidade de vida do trabalhador. As aulas, projeto do Espaço Saúde, são oferecidas em convênio da Coordenação de Esporte e Lazer com o Clube dos Empregados da Petrobrás (Cepe Fundão).

Fotos: Elisângela Leite

No azul da grande piscina do Clube, que rivalizava com o do céu  aberto e sem nuvens, a animação da turma de hidroginástica e a energia da galera da natação deram o tom nos depoimentos sobre os benefícios do projeto na vida pessoal de cada um.

Coordenadores e professora também mandaram seu recado e convidam os sindicalizados: “Vem com a gente!”, chama Carla Nascimento, coordenadora do Espaço Saúde do Trabalhador do Sintufrj (à direita, na foto), com o presidente do Cepe, Carlos Roberto Cordeiro, Camarão – que louvou o êxito da parceria “já de muitos anos” – e a professora Carleni Freitas. Ao lado, Jorge Manuel, um dos Coordenadores de Esporte e Lazer (os outros são Waldir Lalá e João Boró) chama a categoria para as atividades oferecidas pelo Sintufrj.

Catarina das dores Silva (à direita), completou 90 anos no dia 4 de maio, foi técnica de laboratório do IPPMG e é a aluna mais antiga do projeto do Sintufrj, desde a primeira edição; Gelza Rocha Medeiros (à esquerda), completou 91 anos em janeiro  e Juraci dos Santos Kelly, 82 anos, que também fez parte da primeira edição do projeto: todas apontam os benefícios da Hidroginástica na sua saúde. Juraci estava acompanhada da filha, Lilian Kelly Mafra, 52 anos, que entrou para a Hidro para incentivar a mãe, mas acabou ela também usufruindo dos benefícios: “Faz bem também para mim”, elogia.

 

Alegria, descontração e um bom bate-papo na espera da próxima aula

 

Jaques, Luã, Mariana, Ricardo e Roberto

Jaques Charles Silva da Costa, 48 anos, arquivista do DGDI, há 10 anos na UFRJ: “A palavra é superação”, diz o aluno que ingressou na natação há menos de um ano, mas que teve um excelente rendimento.

Luã Braga de Oliveira, 30 anos, assistente em administração da PR-6, desde 2018 na UFRJ. A preparação com a natação foi fundamental para ao restabelecimento após a operação de uma hérnia, em novembro.

Mariana Medeiros, estudante de Engenharia Química, é a aluna mais nova e faz hidro há três meses. “Além da oportunidade do exercício físico, é muito divertido, a turma é muito acolhedora, então tá sendo ótimo pra minha saúde”. Ela é filha de outro aluno, Ricardo Julian, técnico em eletrotécnica da Escola Politécnica há 36 anos na UFRJ. “Eu acho esse projeto muito, muito importante, para melhora da qualidade de vida, ainda mais se você pode combinar com outras atividades físicas que o próprio sindicato oferece, Acho isso tudo muito importante, até com uma forma de valorizar a vida do trabalhador”

Roberto Lemos, Roberto Lemos, servidor da Decania do Centro Tecnologia, na há 30 anos é aluno da Hidroginástica desde o início do projeto há sete anos e acha o convênio Fundamental. Um benefício principalmente com o avançar da idade, em que, a atividade física, ele aponta, ajuda a superar  os desgastes. Ele também indica outras atividades do Espaço Saúde como a musculação e as terapias. Ele destaca até mesmo a importância socioeconômica da iniciativa para os sindicalizados.

Retomada foi em 2023

A foto, com coordenadores do Sintufrj e o presidente do Cepe Fundão, é de fevereiro de 2023 e registra a retomada da parceria entre o Sintufrj e o clube, da atividade de hidroginástica, com uma novidade: as aulas de natação. “É muito importante essa reaproximação com o Sintufrj, porque o clube nasceu de uma relação antiga com os servidores da UFRJ”, saudou o presidente. O convênio com o Cepe para uso da piscina pelo Sintufrj começou na gestão 2015-2017 e foi interrompido pela pandemia. A atual direção, por intermédio da Coordenação de Esporte e Lazer, resgatou  a parceria.

 

 

 

 

 

 

 

“Café com Lula” se transformou em ritual da luta diária que os trabalhadores da educação mobilizados nesse período de greve em Brasília realizam. Nesta sexta-feira (10) a manifestação foi repetida em frente ao Palácio do Planalto. Os trabalhadores técnicos-administrativos que integram o Comando Nacional de Greve (CNL) da Fasubra participam da atividade com forte presença para assegurar visibilidade a nossa greve.

LEIA O FOLDER EM PDF