Chove dentro do prédio histórico tombado

A  chuva forte que atingiu o Rio no fim da tarde da quarta-feira, dia 12, com raios e ventania intensos, provocou alagamentos em vários lugares da cidade. Houve quedas de árvores e até a interrupção da linha do metrô. Até um muro, na Presidente Vargas caiu com o vento.

A situação também atingiu UFRJ: choveu nos corredores e salas do Palácio Universitário, prédio histórico da Praia Vermelha. “A falta de orçamento segue afetando a estrutura da nossa universidade e ocasionando problemas como esse. Essa semana, o DCE esteve em Brasília para pressionar que mais orçamento fosse destinado pra educação. As aulas voltam na próxima semana e nossos prédios não podem continuar assim”, alertou o site do Diretório Central dos Estudantes que divulgou imagens da água caindo em cascata num dos corredores. (Veja os vídeos ao final da matéria).

A situação repercutiu no Conselho Universitário. Conselheiros contaram que a chuva inundou os corredores e salas de aula, lembrando a proximidade do reinício das aulas e pedindo providencias para que se evitassem maiores danos e acidentes com trabalhadores e alunos.

Outros apontaram a situação de envelhecimento dos prédios, corroborada pelo constante subfinanciamento, ponderando a importância da manutenção predial preventiva e dos telhados do palácio, da Escola de Música e outras unidades.

Abordando a questão do orçamento para obras emergenciais nos centros, o reitor Roberto Medronho anunciou o repasse de metade do orçamento participativo e, tão logo este seja aprovado no colegiado, se fará os ajustes necessários caso se resolva alocação distinta. “Pelo menos resolve o gargalo que unidades e decanias têm”. Ele anunciou ainda licitação para nove lotes de serviço (entre os quais um exclusivo para unidades do Centro, como o IFCS e o IH) para manutenção predial.

A UFRJ chora sem consolo

 

“Os telhados do palácio universitário foram totalmente reformados em 2017. Menos de um ano após a conclusão, começaram as goteiras”, alertou um estudante, depois da postagem do DCE,  questionando se a empresa responsável chegou a ser responsabilizada. Outro completou: “A  estrutura da praia vermelha e do ifcs vai desabar e ainda vão falar que foi acidente”. E alguns cogitavam a necessidade de interdição do prédio. “A UFRJ chora. Sem consolo”, completou uma estudante.

Não foi apenas no palácio

Além da inundação no palácio, quatro árvores caíram naquele campus. Uma delas no terreno da Casa da Ciência e outras três no campinho. Foi em torno das 19h, quando, segundo o prefeito Marcos Maldonado, ventos acima de 56 km atingiram o Centro e a Zona Sul. As ruas da Praia Vermelha ficaram alagadas. Menos de 12 horas depois, na manhã do dia seguinte, a Prefeitura já providenciava a retirada das árvores.

Maldonado contou ainda que técnicos do Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional estiveram lá, nesta quarta-feira, fiscalizando o local.

Mas o prefeito não pode adiantar informações sobre as condições do palácio. A Coordenação de Preservação de Imóveis Tombados (Coprit) dos Escritório Técnico Universitário (coordenado por Roberto Machado) é quem cuida do patrimônio tombado. O setor já foi contatado por e-mail, conforme orientação do diretor, e aguardamos resposta.

História

Inaugurado por D. Pedro II, em dezembro de 1852, o hospital dos alienados funcionou por 92 anos, até que em setembro de 1944, os últimos enfermos foram transferidos para os Hospitais colônia Juliano Moreira e Gustavo Riedel. Abandonado e em ruínas, esteve a ponto de ser demolido, mas foi tombado pelo Patrimônio Histórico e doado a Universidade do Brasil. Em  dezembro de 1949 estava parcialmente restaurado, e tornou-se sede da reitoria da Universidade do Brasil. A reconstrução foi até 1952.

Prefeitura se mobiliza rapidamente para retirar árvores caídas e limpar áreas da PV atingidas

imagens: arquivo da Prefeitura

   

Estudantes registram momento em que a água cai do teto no palácio

 

A eleição para a diretoria executiva e para o conselho fiscal do Sintufrj será nos dias 14, 15 e 16 de abril, e havendo necessidade de segundo turno, o pleito se repete nos dias 6, 7 e 8 de maio. O mandato é de três anos, gestão 2025-2028, com posse já marcada para 19 de maio.
Podem votar os funcionários técnico-administrativos e docentes, incluindo ativos, aposentados e licenciados filiados ao Sintufrj que estejam em dia com sua contribuição ao sindicato e tenham se filiado até 30 dias antes do pleito. Portanto, terminou nesta sexta-feira, 14 de março,  o prazo para filiação de servidores habilitados ao voto.
A apresentação de documento de identidade e foto é obrigatório para a votação. Os eleitores terão a disposição 55 urnas eletrônicas fixas distribuídas nos diversos locais de votação. O horário é de 9h às 17h. Nas unidades com funcionamento ininterrupto o horário é de 7h às 20h. Naquelas unidades com funcionamento noturno a votação ocorrerá de 9h às 20h.
A lista dos locais de votação deverá ser verificada, ajusta e homologada pela Comissão Eleitoral até o dia 28 de março, podendo haver criação, fusão, extinção de seções eleitorais e realocação de listas de sindicalizado, tendo em vista o Colégio Eleitoral verificado.

Inscrição de chapas na próxima semana
As chapas concorrentes poderão se inscrever na secretaria da sede do Sintufrj nos dias 20 e 21 de março, das 9h às 17h, sendo analisado e homologado no dia 24 de março.
A impugnação parcial ou total da chapa pode resultar de verificação inicial da Comissão Eleitoral previamente à homologação preliminar das inscrições até o dia 26 de março.
O pedido de impugnação das chapas ou candidatos deverá ser efetivado até o dia 26 de março, até às 12h, junto à Comissão Eleitoral, que deverá se posicionar até às 14h do mesmo dia, cabendo recurso contra a aceitação da impugnação até às 17h do próprio dia 26 de março.
Confirmada a impugnação, às chapas terão até às 12h do dia 27 de março para substituição de nomes, que serão analisados até às 17h do mesmo dia.

Colégio eleitoral
O Sintufrj tornará público o colégio eleitoral preliminar no dia 17 de março, abrindo formalmente o prazo de impugnações, recursos e pedidos de correção.
Eleitores ausentes na listagem poderão reivindicar inclusão, e os interessados poderão questionar, mediante impugnação fundamentada, a lista apresentada até o dia 24 de março, por escrito à Comissão Eleitoral.
A lista definitiva de filiados com direito a voto será homologada pela Comissão Eleitoral e divulgada no dia 26 de março, repassada às chapas inscritas e publicada no sítio da entidade na rede mundial de computadores.

Segundo turno
Se houver mais de duas chapas concorrendo para a direção executiva haverá segundo turno, já previsto no calendário, caso nenhuma delas obtenha 50% mais um de votos válidos. O segundo turno está previsto no calendário eleitoral para os dias 6, 7 e 8 de maio.

A Comissão Eleitoral que vai administrar o processo sucessório de acordo com as regras do Edital das Eleições será formada após a inscrição das chapas que vão para a disputa. Confira Edital com as regras para as eleições na aba no alto do site do Sintufrj.

Data: 19/03/2025; Horário: 14H
Local: Espaço Cultural do Sintufrj – Praça Jorge Machado Moreira, S/N, Cidade Universitária
Presenças:
Sandra Batista, Diretora de Relações Étnico/Raciais da SGAADA

Noemi Nascimento, Câmara de Políticas Raciais

Pablo Marques, representante do CA Yvonne Lara

Wallace de Moraes, representante do Neabi

Emerson Baré, representante do CEI-UFRJ

Para garantir com rigor igualdade na disputa por uma vaga na Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS), o Sintufrj estabeleceu um padrão para os panfletos de apresentação cuja produção será disponibilizada a cada candidato. O material impresso terá  o formato dos tradicionais “santinhos”, com identificação e foto do candidato. Haverá espaço para texto de quatro linhas na fonte arial de até 250 caracteres. Os candidatos terão até sexta-feira, 14h, para enviar o conteúdo dos seus materiais.
As eleições vão acontecer nos dias 24, 25 e 26 de março e estão inscritos 54 candidatos.

SIMULAÇÃO do panfleto para ser preenchido com o conteúdo de cada um dos 54 candidatos

Inscrição para Projeto Saúde Sintufrj

Luta é Saúde é mais um projeto do Espaço Saúde Sintufrj voltado para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e trabalhadora da UFRJ. Consiste em exercícios físicos orientados, oficinas de culinárias, desafios de superação e orientação nutricional. As inscrições podem ser feitas até 31 de março.

Inscreva-se aqui!